ARTISTAS 

Apresentações Festival de Jazz de Sorocaba (de 12 até 16 de abril)

Local: Usina Cultural Facens. R. Padre Madureira – Além Ponte, Sorocaba

Entrada Gratuita

Dia 12 de abril, quarta-feira

Horário: 19h30

Nelson Ayres Big Band - 50 Anos de Música

NELSON AYRES BIG BAND

Saxofones: Cássio Ferreira, Mauro Oliveira, Lucas Macedo, César Roversi, Ubaldo Versolatto

Trumpetes: Nahor Gomes, Dorival Galante, Bruno Belasco, Diego Garbin

Trombones: Fábio Oliva, Paulo Malheiros, Jorginho Neto, Jaziel Gomes

Baixo: Alberto Luccas

Bateria: Ricardo Mosca

Piano e direção: Nelson Ayres


A NELSON AYRES BIG BAND comemora seus 50 anos de existência com uma apresentação super especial no Festival de Jazz de Sorocaba.  São 16 grandes solistas num encontro de várias gerações: músicos que assistiam as apresentações da big band original e jovens talentos que sequer haviam nascido na época. O repertório exuberante e bem-humorado abrange músicas de seu primeiro CD lançado em 2017 e também várias novidades, com composições de João Donato, Jobim, Guinga, Gilberto Gil, Moacir Santos, e do próprio Nelson Ayres.

Dia 13 de abril, quinta-feira

Horário: 18h30

Mauro Senise Quarteto

Mauro Senise – sax e flauta

Eduardo Farias - piano

Bruno Aguilar – Contrabaixo

Jurim Moreira – Bateria

Mauro Senise vem se dedicando a fazer releituras instrumentais da obra de grandes compositores brasileiros, como Edu Lobo. Gilberto Gil, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Sueli Costa, Dolores Duran e Johnny Alf. O repertório do show do Mauro Senise Quarteto no Sorocaba Jazz Festival vai celebrar a obra de Johnny Alf, tema de um dos projetos recentes de Senise.

Horário: 20h

Tributo Weather Report, com Thiago Espirito Santo Quarteto

Thiago Espirito Santo – contrabaixo

Bruno Cardozo - teclados

Cuca Teixeira - bateria

Josué Lopes – saxofone


Completando 30 anos de carreira, o baixista Thiago Espirito Santo reúne amigos e parceiros de longa data para uma homenagem mais que especial ao Weather Report. O conjunto da obra e, muito fortemente, o modo de tocar, sentir, se expressar e emocionar através da música de Jaco Pastorius, constituiu a maior influência musical do início da carreira de Thiago. Ao seu lado Thiago tem Bruno Cardozo nos teclados, Cuca Teixeira na bateria e Josué Lopes no saxofone.

Dia 14 de abril, sexta-feira

Horário: 18h30

Jorge Helder Quarteto - Caroá

Jorge Helder, baixo

Felipe Silveira, piano

Marcus Teixeira, guitarra

Paulinho Vicente, bateria

Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Helder é presença constante em álbuns e shows de grandes nomes da música brasileira. Cearense e radicado no Rio de Janeiro desde 1986, já gravou em mais de 350 discos de artistas como Maria Bethânia, Chico Buarque, Edu Lobo, Sandra de Sá, Emílio Santiago, Cássia Eller, Caetano Veloso, Gal Costa, entre muitos outros. Para o Festival de Jazz de Sorocaba, Jorge irá apresentar seu mais recente álbum instrumental autoral, lançado em 2022, Caroá. Para essa ocasião, acompanham Jorge Helder os músicos: Felipe Silveira (piano), Marcus Teixeira (guitarra) e Paulinho Vicente (bateria).

Horário: 20h

Amaro Freitas Trio - Sankofa

Amaro Freitas - Piano

Hugo Medeiros - Bateria

Jean Elton - Contrabaixo Acústico

O pianista Amaro Freitas, acompanhado de Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), apresentam o mais recente trabalho: Sankofa. De melodias marcantes como ‘Vila Bela’ à grooves mântricos como ‘Cazumbá’ o trio convida o público a fazer um passeio pelo Jazz Moderno e Afro do Amaro Freitas Trio.

Dia 15 de abril, sábado

Horário: 16h

Chris Neves Trio 

Christianne Neves – piano, arranjos e composições

Marcelo Calderazzo – baixo acústico e elétrico

Humberto Zigler - bateria e percussão


CHRISTIANNE NEVES preparou para o Festival de Jazz de Sorocaba, um repertório que inclui suas composições que fazem parte de seus cinco álbuns (Refúgio, Duas Madrugadas, Eyin Okan, Andata e Ritorno e Noite e dias) além de arranjos inéditos para obras de Erik Satie, Bela Bartok e Joaquin Turina. Participação de Humberto Zigler na bateria e percussão e Marcelo Calderazzo ao baixo acústico e elétrico. 

Horário: 18h

Sergio Reze Quarteto - Sergio Reze Falando Música Quarteto 

Sergio Reze - Bateria / Direção Musical 

Alexandre Ribeiro - Clarinete 

Daniel Grajew - Piano e Acordeon 

Sidiel Vieira - Contra Baixo 

A proposta deste show é fazer uma viagem, através da linguagem dos sons, para um Brasil profundo pelo qual nos sentimos conectados a partir de nossas raízes e memórias afetivas. Um Brasil que se encontra submerso em algum lugar dentro de cada um de nós.

Horário: 20h

Vanessa Moreno Quarteto -  VANESSA MORENO

Vanessa Moreno – voz 

Tiago Costa – piano

Fi Maróstica – contrabaixo 

Jônatas Sansão – bateria 

Neste show, Vanessa Moreno estará no palco ao lado de Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (contrabaixo), Jônatas Sansão (bateria), para uma releitura do repertório de Elis Regina. Passando por canções como 'Aprendendo a Jogar', 'Agora tá', 'Querelas do Brasil' e 'Se eu quiser falar com Deus', a cantora passeia por algumas das várias fases da carreira de Elis.

Dia 16 de abril, domingo

Horário: 16h30

Amanda Maria e Leandro Cabral Quarteto

Leandro Cabral - Piano, composição e arranjos

Amanda Maria - voz e composição

Vitor Cabral - Bateria

Robson Tavares - Baixo

Cassio Ferreira - Sax

Passeando por Caetano Veloso, César Camargo, Leny Andrade, Stevie Wonder… Esse duo enfatiza o quão bonito é essa mistura de lugares, de gêneros, de artistas aos quais forjaram ambos em suas trajetórias. Esse show dinâmico e sensível revela uma arte de raízes longínquas embrenhadas na contemporaneidade atual. Com um tempero singular, suas composições abrilhantam ainda mais esse show de releituras e arranjos sofisticados, incluindo Cicatriz, trilha sonora do filme O Segundo Homem.

Horário: 18h

Jazz Combo com a participação especial de Filó e Felipe Machado

JAZZ COMBO

Bruno Nicoletti Alonso,Guitarra

Caio Cesar Nascimento Ferreira, Trombone

Guilherme Fernandes Freitas de Jesus, Bateria

Gustavo Rodrigues Antunes, Voz masculina

Jessica Lorenzo Santos Diaz, Voz feminina

José Irailson Barros Filho, Saxofone tenor

Junior Jonatas Martins de Lima, Baixo elétrico

Lucas Rafael da Silva Tanigutti, Saxofone Alto

Samuel de Alcântara Barbosa, Trompete

Vinícius Ost Dockhorn, Piano

Everton Rodrigues da Silva, Bateria

Leonardo Ferrarini, Piano

Felipe de Campos Brisola, Coordenador


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Filó Machado, voz

Felipe Machado, voz 


Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combinação), o grupo não tem uma formação fixa, o que possibilita uma grande versatilidade na execução de repertórios. Conta, atualmente, com cerca de 10 integrantes. Tem como missão pesquisar repertórios, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. O grupo busca o resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, de composições e arranjos inéditos.

Para o Festival de Jazz de Sorocaba, o Jazz Combo terá a participação do cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador: Filó Machado e de seu neto: Felipe Machado. Com mais de 60 anos de carreira, 13 discos gravados, premiado como Melhor Autor/Compositor no Prêmio Profissionais da Música 2017 e com uma indicação ao Grammy Latin Jazz, Filó recebe o merecido título de "mestre da música".